[ Body and Soul ]


KaRL, (Lisboa) Portugal
{personal blog - BLANK PAGES }
(more about me)

Elisewin, (Setúbal) Portugal
(more about me)

[ Paranoid Songs ]





[ Paranoid Thoughts ]


[ Ancient Prophecies ]

Tertúlia de Bocage - 4ª Feira em Setúbal
Vilões de Cinema / Filmes do Tim Burton
It's nice we met...
Don't Panic (?)
O Anjo e o Diabo
Contem uma piada.
..and so... a new blog is born..


[ Vanished Memories ]

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
julho 2008


[ Favourite Minds ]

BLANK PAGES - karl's blog
Broken Skin
Carpe Diem
Clara Bela
Clepsidra
Com Um Supositório Isso Vai Lá
David Pinto 1979
Facing The Hours
Friend With Weed
Hanging By Threads of Palest Silver Kross On Fire
Lenore Miau
Manhãs da 3
Mas qual é a ideia?
Mina Anguelova
O Uno E O Múltiplo
On That Bleak Track
Pedaços De Nada
Pensamento do Morsa
Pink Poetry and my Thrill
Radiohead
Rita RedShoes
Strip The Soul
Tânia Bonnet


[ Electronic Paranoias ]

The Paranoid Prophets
THE SMASHING PUMPKINS
At-Tambur
Badmood Forum
Billy Corgan
CineCartaz
Clap Your Hands Say Yeah
Cotonete News
Disco Digital
Forum Sons
Last Days Of April
Logh
Musica No Coracao
Netphoria Forum
Paredes de Coura
Sapo Cultura
The Arcade Fire 01
The Arcade Fire 02
The Smashing Pumpkins 01
The Smashing Pumpkins 02
Zomb Forum

Online Thinkers:

online


this disease has been here:

since 3rd September 2005


Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!

[15 setembro 2005]

As cores de Frida



Deu há pouco tempo na televisão o filme sobre a pintora Frida Kahlo (pintora mexicana nascida a 7 de Julho de 1907), representada por Salma Hayek e realizado por Julie Taymor, que faz um trabalho excepcional. Em comparação com outras biografias de pintores, como a de Pollock, fiquei simplesmente fascinada, nao só pela sua vida, mas pelas pinturas, sinceramente desconhecia a sua vida e trabalho antes do filme, é-nos dada uma perspectiva do lado feminino. Com contornos surrealistas (chega a conhecer Andre Breton), mostra-nos algo tão verdadeiro, tão forte e tão arrojado, como se estivesse a desafiar alguém, ou a ela mesma, a abrir-nos os olhos para algo que silenciamos, arrebatadoramente sensual e frágil.
Frida sofreu toda a vida, física e psicologicamente. Teve poliomielite aos cinco anos e aos dezoito é vitima de um acidente de autocarro, o qual lhe traz inúmeras consequências de saúde (parte o pescoço, a espinha dorsal, costelas, o pélvis e ainda, onze fracturas na perna direita que já de si, devido à sua crise de poliomielite, parecia muito mais estreita que a esquerda) . Passa um mês deitada e pouco depois ganha a paixão pela pintura. Embora voltando a andar, foi muitas vezes hospitalizada ao longo da vida e passando por imensas operações.
Casa-se com Diego Rivera (aqui Alfred Molina), também pintor essencialmente de murais, um casamento difícil, devido às compulsivas traições de Diego (sendo a mais grave com a irmã de Frida), seguindo-se as de Frida (com homens e mulheres), mas encontrando também extrema cumplicidade, como colegas de trabalho, de criatividade, uma forte ligação de amizade... a certa altura no filme Frida diz a Diego que ao longo da vida terão tido a maior relaçao de amizade e colegas de trabalho mas nunca de marido e mulher, "I suffered two grave accidents in my life. One in which a streetcar knocked me down...The other accident is Diego." Mesmo assim, amavam-se, sucumbindo Frida a muita da sua independência por Diego, mesmo depois do divórcio que so durou um ano, Diego ficou ao seu lado ate à sua morte. Frida começa a beber e a fumar, "I drank to drown my pain, but the damned pain learned how to swim, and now I am overwhelmed by this decent and good behavior."
Frida ocupa um grande lugar não só no mundo da arte, sendo a primeira mulher a quem o Louvre compra um quadro, mas no mundo da mulher, representando um papel importantissimo na emancipação desta, apareceu talvez na altura certa. Muito provavelmente a sua maneira de olhar para a sexualidade, olhando para o amor feminino com a mesma importância e valor que olhava para o masculino, ajudaram esta visão e brutalidade que punha nas telas. De notar a cena do tango com Ashley Judd, uma das cenas mais sensuais do filme, ou a cena em que Frida corta o cabelo vestida com um fato de homem (existindo também o quadro). Subversiva desde jovem, mesmo vindo duma familia burguesa, Frida absorve ideais comunistas, pelas quais também se alia a Diego, (que em certa altura pintou um mural no Rockefeller Center, destruído devido à presença da imagem de Lenine), incitando um espirito revolucionario, Frida dizia que tinha nascido em 1910, depois da Revoluçao Mexicana, queria que a sua vida começasse no México moderno. Tem também um caso com Trotsky (Geoffrey Rush no filme), quando este se exila no Mexico em casa dos pais de Frida, à qual lhe custa um interrogatório na policia devido ao assassínio deste.
A arte nasceu com ela e talvez tenha também sido por ela que Frida se agarrou à vida. O filme mostra-nos o calor do México, as cores fortes como fogo, em comparação com os outros países mostrados no filme pelos quais Frida demonstrava algum desprezo vendo-os como paises elitistas e cheios de arrogância . Pintados a cinzentos, a cores mortas e monótonas. E a música, cheia de emoção, de vozes alegres ou sofridas, algo imprescindivel que marca os vários ambiente, as vozes do México, tão verdadeiras e atraentes como os quadros de Frida. Via-se o México em Frida (sítio onde tem apenas uma exposiçao) nas suas roupas típicas, sendo uma das suas marcas. Frida piora de saúde, sendo cortados os dedos de uma perna devido a uma infecção de gangrena o que lhe causaram estados depressivos e tendências suicidas, morre então a 13 de Julho de 1954. Frida, como era seu desejo foi cremada, afirmando que passara tempo suficiente deitada.
Uma vida e personalidade espantosas e uma grande biografia (embora à maneira de Hollywood), com representações espantosas, dando-nos uma noção de História e de Arte. Peço desculpa se fui "spoiler" em relaçao ao filme, mas vendo-o ou nao acho que trará curiosidade sobre a pessoa que ela foi, não queria escrever só sobre o filme, mas tambem sobre Frida Kahlo.

Nota Final: 8.5/10



Sites uteis sobre a vida de Frida:
http://www.chasingthefrog.com/reelfaces/frida.php
http://members.aol.com/fridanet/kahlo.htm


por Virginia Woolf * 12:57
|

____________________

2 Comentários:

Well done!
[url=http://xykhzhox.com/qlvv/nega.html]My homepage[/url] | [url=http://iyigfsjp.com/tufu/ojif.html]Cool site[/url]

By Anonymous Anónimo, at 29/7/06 04:43  

Thank you!
http://xykhzhox.com/qlvv/nega.html | http://xtxhjoye.com/rqhd/rjyn.html

By Anonymous Anónimo, at 29/7/06 04:43  

Post a Comment